Siga o blog

Dicas sobre frituras


Dicas sobre frituras


Para evitar que o azeite ou oleo salpique quando fritar ovos ou qualquer outro alimento, acrescente uma pitada de farinha a gordura ja quente.


Para acabar com o cheiro da fritura, coloque meia colher de canela em uma frigideira seca e aqueça alguns minutos, o cheiro vai desaparecer e a casa vai ficar perfumada por algum tempo.


Durante o preparo das frituras, acrescente 1 colher de vinagre, para que a massa nao absorva muita gordura.


Ao fritar coloque um pouco de sal no fundo da frigideira para que a gordura nao espirre.


Para diminuir o cheiro dos fritos, coloque uma caneca com agua e cravinhos, deixando ferver durante o tempo que estiver fritando.


Para evitar o cheiro dos fritos, ferva ao lado numa vasilha uma casca de laranja.


Os alimentos não ficarão engordurados se tiver o cuidado de os fritar em óleo bem quente.



Não coloque muitos alimentos na frigideira ao mesmo tempo pois isso só irá diminuir a temperatura do óleo.

Se fritar peixe, passe o óleo por um filtro para reter as impuresas. Depois, junte-lhe algumas gotas de limão e deixe aquecer um pouco. O óleo não ficará com cheiro nem gosto a peixe.

Também poderá juntar ao óleo, ainda quente, uma batata crua fatiada. A batata irá absorver todo e qualquer sabor estranho do óleo.


O volume de gordura utilizado deve ser pelo menos três vezes o do alimento.

Aquecer bem o óleo a 160º-180ºC, e introduzir o alimento apenas quando o óleo estiver na temperatura certa (caso contrário, ao introduzir o alimento num óleo pouco quente, a temperatura vai baixar e não se forma a crosta à superfície do alimento; desta forma vai obter um alimento praticamente “cozido” em gordura e muito mais calórico, pois ocorre grande absorção de gordura para o interior).


Considere que o óleo começa a estar na temperatura certa, quando se formam “bolhinhas” e aparece uma ondulação crescente.


Não utilizar um óleo que, depois de quente, comece a libertar cheiro intenso e fumo escuro.


Sempre que possível, secar bem o alimento antes de o introduzir no óleo quente, para evitar que a água à superfície deste, faça baixar muito a temperatura do óleo.


Colocar pouca quantidade de alimento de cada vez, mais uma vez, para não diminuir a temperatura ótima do óleo.


Quando retirar o alimento, deixar escorrer bem o óleo na escumadeira e colocá-lo sobre papel de cozinha absorvente (ou simples guardanapos de papel), para eliminar maior quantidade de gordura.


Depois de arrefecer, filtrar cuidadosamente o óleo utilizado, para serem removidos resíduos sólidos formados.


Conservar a gordura filtrada num recipiente fechado e opaco à luz (ou afastado desta), para evitar a sua oxidação.


Renovar completamente a gordura depois de esta se apresentar escura, não a utilizando mais do que 8-10 vezes (este número depende da quantidade e tipo de produto frito, e pode ser muito inferior ao indicado).


Nunca juntar nova gordura à outra que já foi aquecida.


Para que a lingüiça fique deliciosa, ferva antes em um pouco de água. Quando a água secar, deixe que ela frite na própria gordura, sem acrescentar óleo.

Quando você fizer qualquer fritura à milanesa, prepare e deixe na geladeira por dez a quinze minutos. Assim, o empanado de ovo e farinha de rosca não se desprenderá ao fritar.

Para fazer uma fritura na manteiga, acrescente uma colherinha de óleo. Assim, a manteiga não queimará.

Para deixar o pastel mais crocante e macio, adicione à massa um cálice de cachaça.

Para aproveitar sobras de fritar, passe-s por uma peneira e frite nele um dente de alho. Assim ele poderá ser usado novamente.

Um dente de alho no óleo das frituras absorve o cheiro e o excesso de gordura.

Para que não respingue gordura na fritura dos bifes, ponha um pouco de óleo na carne na hora de temperá-la. Depois coloque-a numa panela e não use mais o óleo.

Pode-se evitar que a gordura queime, durante as frituras, colocando-se na frigideira uma cenoura pequena. Ela vai tirar qualquer cheiro de queimado.

Para não encharcar o bolinho frito, colocar algumas gotas de vinagre na massa. 


Ao empanar carne, croquetes ou rissoles, não bata demais o ovo. A fritura ficará mais sequinha.



Muitas receitas de polenta pedem água morna ou quente. Mas o segredo de uma polenta leve e sem os gruminhos é prepará-la com água fria e ir mexendo com colher de pau até que ferva e engrosse. O tempo de cozimento é de 40 minutos em média ( para o fubá que não é pré-cozido).



Antes de fritar a banana, passe-a em farinha de trigo. Assim ela não fica encharcada na gordura.



para guardar a manteiga da fritura para aproveitar outra vez. Só que já ficou com um cheiro desagradável, um gosto amargo e dificilmente poderá ser usada para qualquer coisa. Para evitar isso, assim que terminar a fritura, deite sobre a gordura ainda quente algumas rodelas de batata crua. Espere um pouquinho, retire as rodelas e pode guardar sua gordura sossegada, pois a batata absorveu todo o gosto deixado pelo que você fritou.


Se voce tiver mais alguma dica sobre frituras deixe seu comentario, obrigada...











2 comentários:

Deixe aqui seu comentario, é simples e rapido!
faça uma blogueira feliz!
deixe seu link que retribuo ok