Siga o blog

Geléia de maçã


Geléia de maçãs

1 kg de maçãs vermelhas
Açúcar o quanto baste
1 e 1/2 litro de água

Modo de fazer:

Lave muito bem as maçãs lavando-as com uma escovinha, pois serão usadas com a casca. Corte as maçãs em pedaços médios com a casca, sementes e os cabinhos também. Coloque-as numa panela e junte a água. Leve ao fogo, tampe e deixe cozinhar em fogo médio por 1 hora. Pouquíssima água deverá restar no fundo da panela. Espere amornar e passe tudo por uma peneira de malha? média apoiada sobre um recipiente. Você obterá uma mistura semi-líquida de suco com resíduos de polpa.
Meça a quantidade obtida e calcule, para cada xícara desse líquido, a mesma quantidade de açúcar, ou seja para cada 1 xícara de líquido use 1 xícara de açúcar e assim por diante. Tendo já calculado coloque o açúcar e o suco de maçã numa panela de fundo grosso e leve ao fogo. Quando começar a ferver abaixe um pouco e fogo e cozinhe mexendo de vez em quando (cuidado que o resíduo do suco pode grudar no fundo da panela). Vez ou outra retire a espuma que se formam nas bordas da panela e descarte. Comece a testar o ponto quando a geléia começar a cair em gotas bem pesadas da colher. Retire a panela do fogo (para não perder o ponto), pingue um pouco da geléia num pires e leve-o ao freezer por alguns minutos. Retire-o então e com o dedo toque a geléia se a superfície enrugar e se ao incliná-lo a geléia não escorrer estará pronta!
Se a geléia ainda estiver mole, volte a panela mais um pouco ao fogo e teste novamente depois de alguns minutos. O processo todo é rápido, em torno de 15 ou 20 minutos a geléia fica pronta, Também não deixe muito tempo cozinhando, caso contrário você obterá uma geléia de textura grudenta (puxa-puxa) ou com gosto de queimado caso a deixe passar do ponto.

Dica: depois de pronta basta acondicioná-la em vidros devidamente esterilizados e secos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario, é simples e rapido!
faça uma blogueira feliz!
deixe seu link que retribuo ok