Siga o blog

Saúde da Mulher: Câncer de Mama

Oiiee, lembram que nos post anterior eu falei que postaria mais um, porque na outra terça não pude passar para postar? então hoje vou falar de um assunto preocupante: o CANCÊR DE MAMA, que é uma doença que atinge milhares de mulheres no mundo e, que no Brasil é o que mais causa mortes entre as mulheres.
A maior incidência deste câncer é em mulheres a partir dos 50 anos, porém a cada ano aumenta o número de mulheres jovens com este mal, li uma pesquisa com dados de 63 hospitais no estado de São Paulo e o resultado foi alarmante: dos 602 casos, 35% eram de mulheres abaixo de 50 anos.

Fatores de risco: uso de cigarro, álcool, estresse, sedentarismo, história de câncer na família ( principalmente se houver parentes de 1º grau que tiveram a doença), não ter filhos ou ter filhos muito tarde e primeira menstruação precoce ou menopausa  tardia. O uso de anticoncepcional associado à casos de câncer de mama ainda é controverso e está sendo estudado para comprovação.

Sintomas: Geralmente não dói, a mulher pode notar um caroço que anteriormente não existia nas mamas ou axilas; as mamas podem apresentar tamanhos ou formatos diferentes uma da outra; pode sair líquido sanguinolento pelo mamilo, pode aparecer alguma ferida com odor desagradável e, podem ainda haver inchaço das mamas que ficam quentes e avermelhadas…
Diagnóstico:
O diagnóstico precoce é o que salva muitas vidas!!!
A mulher é a primeira a suspeitar do câncer de mama e leva esta suspeita ao seu médico que fará o exame clinico e indicará a mamografia se necessário.

Como a mulher suspeita ?
- Fazendo o auto exame, ( apalpando todo o seio em movimentos circulatórios e inclusive o mamilo) é justamente através deste exame, que de tão fácil, parece que não funciona…
MAS, FUNCIONA SIM E MUITO!!!
Se conheçam meninas - façam o auto exame todos os meses ( assim que acabar a menstruação, e para mulheres que não mentruam mais façam 1 vez por mês sempre no mesmo dia, por exemplo, todo dia 5 de cada mês).
Qualquer suspeita de algo diferente procurem seus médicos e salvem suas vidas.
Vamos todas juntas contra o Câncer de Mama e a favor de uma vida saudável e feliz!
Beijos com carinho e, se cuidem sempre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario, é simples e rapido!
faça uma blogueira feliz!
deixe seu link que retribuo ok