Siga o blog

Macarrão com frutos do mar


Macarrão com frutos do mar

500 g de espaguetini
4 camarões grandes
300 g de vôngoles em concha
100 g de lulas em anéis
10 mariscos
2 lagostins
2 colheres de manteiga
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
4 tomates maduros sem pele e sem sementes
1 colher de conhaque
1/2 xícara de vinho branco
2 colheres de azeite de oliva
cheiro verde picada a gosto

Modo de fazer:

Comece preparando os ingredientes do molho. Retire a pele e a semente dos tomates. Corte-os tomates. Descasque a cebola e corte-a em cubos pequenos. Lave bem o cheiro verde e pique-o em pedaços bem pequenos. Descasque o dente de alho e pique-o. Retire a cabeça e a casca dos camarões. Faça um corte pequeno nas costas dos camarões e retire a tripa.Num recipiente, coloque os camarões inteiros, os anéis de lula e os mariscos e tempere-os com sal, pimenta-do-reino e algumas gotas de limão. Se os mariscos estiverem na concha, retire-os delicadamente e reserve algumas conchas para enfeitar o prato. Leve uma panela pequena com água para esquentar. Quando a água atingir cerca de 80 graus (quando bolhas começam a surgir do fundo do recipiente) acrescente os lagostins e cozinhe-os por cerca de 10 minutos, mas não deixe a água ferver para que não fiquem duros. Se os lagostins já estiverem fora da casca, pule este processo, apenas corte a carne em pedaços e junte-a no recipiente com os frutos do mar temperados. Retire os lagostins da panela e espere esfriar. Separe a cabeça da cauda. Se quiser, guarde as cabeças para decorar o prato. Com a ajuda de uma tesoura de cozinha, corte a carcaça da calda pelo lado interno. Retire a carne e corte-a em fatias grossas. Reserve. Numa panela pequena, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo para derreter. Acrescente as conchas de vôngole e refogue bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Coloque ½ xícara de água e cubra com uma tampa. Deixe cozinhar por cerca de 8 minutos no fogo baixo ou até que as conchas comecem a abrir. Retire a panela do fogo, escorra a água e reserve os vôngoles. Não os retire das conchas. Atenção: se por um acaso alguma concha não se abrir, despreze-a. Leve uma panela com bastante água ao fogo alto para ferver. Enquanto a água esquenta, comece a preparar o molho. Leve uma frigideira grande e funda ao fogo médio. Acrescente o azeite e coloque a cebola picada. Refogue-a por cerca de 2 minutos ou até que fique transparente. Acrescente o alho picado e refogue por mais 1 minuto. Aumente bem o fogo e acrescente os camarões, as lulas, os mariscos e frite-os por cerca de 2 minutos. Retire os frutos do mar com uma escumadeira e coloque-os num prato. Reserve.
Acrescente os tomates picados na frigideira e mexa bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino.Refogue-os por cerca de 2 minutos. Acrescente o conhaque e o vinho branco. Refogue por mais 2 minutos. Coloque o espaguetini na panela com água fervendo. Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Enquanto o macarrão cozinha, finalize o molho. Acrescente os frutos do mar reservados de volta à frigideira. Cozinhe por mais 2 minutos, após este tempo, os frutos do mar poderão ficar duros e borrachudos. Verifique os temperos e se for preciso coloque mais sal e pimenta. Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde a gosto.
Escorra o macarrão e coloque-o num recipiente grande ou divida em 2 pratos. Distribua o molho entre os pratos, decore com a cabeça dos lagostins e se quiser, coloque alguns mariscos de volta à casca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario, é simples e rapido!
faça uma blogueira feliz!
deixe seu link que retribuo ok