Siga o blog

Dicas sobre a goiaba


Dicas sobre a goiaba


A goiaba pode ser consumida ao natural, mas também é excelente para se preparar doces em pastas, sorvetes, coquetéis e a tão conhecida goiabada. Ao natural contém bastante vitamina C e quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, tanino, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. 


De modo geral, não tem muito açúcar e quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta e, de preferência, deve ser comida crua, pois é a forma em que conserva todas as suas propriedades nutritivas, principalmente a vitamina C. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.



A goiaba quando é de boa qualidade, tem formato regular, não apresenta machucados nem marcas de insetos, a casca não deve estar amassada nem ter cortes, e deve ser firme, sem chegar a ser dura.

 A fruta não deve estar nem muito verde nem muito madura, pois em ambos os casos perde o sabor rapidamente e seu valor nutritivo diminui.

Para guardar, lave bem as goiabas e enxugue. Depois, coloque na gaveta da geladeira, pois a fruta se estraga com muita facilidade. Se a goiaba não for consumida logo e começar a ficar passada, use-a para fazer doces.


A goiabada combina muito bem com queijo-de-minas.

Para que a compota de goiaba branca não escureça, descasque as frutas sob água corrente ou dentro de uma bacia com água.

Para comprar doce de goiaba em lata,veja se ela não está enferrujada, amassada ou estufada, sinais de que o produto pode estar em mau estado.

Em geral, para se fazer doces com goiaba, costuma-se retirar a casca (o mais fino possível), cortar a fruta ao meio e retirar as sementes com uma colher. Depois, prepara-se segundo a receita.


Ajuda a tratar de: Diarréias, disenterias, excesso de ácido úrico, feridas, ferimentos diversos, gripes, resfriados, retenção de líquidos.
Cicatrizante de feridas e usada no combate à diarréia.


Ajuda a prevenir à acidez do estômago.

Para diarréia tomar o chá das folhas tenras da goiabeira ou macerar bem a goiaba verde, cozer, coar em pano fino e aplicar clisteres com este líquido.

Recomenda-se fazer refeições exclusivas de goiaba fresca. Pode-se também preparar um chá com os brotos da goiabeira e as folhas da laranjeira azeda.

Se voce souber mais alguma dica sobre a goiaba deixe seu comentario, obrigada...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario, é simples e rapido!
faça uma blogueira feliz!
deixe seu link que retribuo ok